Piri Bier promove exibição gratuita do documentário “Petroleum é nosso”

 em Novidades

O Piri Bier abre espaço para toda forma de manifestação que contribui para difundir a cultura cervejeira artesanal. Nesta sexta edição, será exibido pela primeira vez o documentário recém-lançado, “Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil” – um longa-metragem que mostra a comunidade de cervejeiros brasileiros e o renascimento do mercado de cervejas especiais no Brasil.

A exibição gratuita está marcada para o sábado, dia 07, às 16hs, no Espaço Lúpulo, que fica ao lado da Hakoteria, no Passeio das Águas Shoppings. Na sequência, o diretor Luiz Felipe Araújo, da Dum Cervejaria, de Curitiba, participa de uma mesa redonda.

A produção foi viabilizada graças a 555 apoiadores, através de um projeto de crowdfunding realizado no Cartase. O fio condutor do filme é a história da Petroleum, uma cerveja que nasceu no quintal de uma casa em Curitiba, fruto do trabalho de quatro cervejeiros caseiros e ganhou fama nos festivais nacionais e internacionais, sendo hoje produzida em duas fábricas – na Gauden em Curitiba e na Wäls em Belo Horizonte.

Usando depoimentos de cervejeiros e material de arquivos de diversas fontes – cobertura de festivais, reportagens de TV, brassagens entre amigos, vídeos de degustação – o filme retrata a redescoberta do processo artesanal por uma geração de cervejeiros que buscava a autossuficiência e, agora, graças ao aquecimento do mercado, desenvolve suas receitas para serem produzidas em escala comercial em micro cervejarias espalhadas pelo país.

De outro lado, o filme também mostra como as grandes cervejarias foram valorizando o mercado de cervejas artesanais, adotando estratégias para melhor se posicionar diante dele. Durante o filme, vemos como foi a trajetória de algumas personalidades importantes da cerveja artesanal no Brasil diante desse crescimento no consumo e no interesse pelo mercado de cervejas especiais.

O filme foi produzido pela DUM cervejaria e financiado através de uma campanha virtual de arrecadação de fundos, que teve 555 colaboradores de 18 estados do país espalhados por mais de 100 cidades diferentes. Os colaboradores de Goiás receberão suas cópias durante o Piribier

Seja curioso!
Fale com a gente!

Envie sua mensagem que entre uma cerveja e outra nós responderemos ;)